Subtrair é possível porque uma adição já ocorreu. Só pode ser subtraído o que antes foi adicionado - o conceito faz parte da relação de inversão que as operações matemáticas guardam entre si.
Veja o exemplo:
Marcos juntou os seus oito reais com os nove do seu primo Vítor para comprar uma pizza. A sentença matemática desta pizza é:
Veja o exemplo:
Marcos juntou os seus oito reais com os nove do seu primo Vítor para comprar uma pizza. A sentença matemática desta pizza é:
![]() |
Porém, a pizzaria está fechada. Sem saída, mas com fome, tiveram de desfazer a sociedade.
Para Marcos ocorre a inversão: dos 17 reais ele retira (-) os seu 8 e restam ( = ) os 9 de Vítor. O verbo retirar em matemática é representado pelo sinal - (lê-se menos) e o resultado (o que resta) pelo sinal = (lê-se igual). Temos assim a sentença matemática:
Para Marcos ocorre a inversão: dos 17 reais ele retira (-) os seu 8 e restam ( = ) os 9 de Vítor. O verbo retirar em matemática é representado pelo sinal - (lê-se menos) e o resultado (o que resta) pelo sinal = (lê-se igual). Temos assim a sentença matemática:
![]() |
Para Vítor ocorre a inversão: dos 17 reais, ele recebe os seus 9 e o restante é de Marcos:
![]() |
A inversão da adição recebeu dos matemáticos o nome de
subtração e é indicada pelo sinal -.
subtração e é indicada pelo sinal -.
![]() |
Érica pediu de volta a Ana Maria os livros que lhe tinha emprestado. Ana foi até a prateleira do quarto e contou doze livros, sendo que oito reconheceu como dela. Quantos são os livros que ela precisa devolver para a sua irmã?
Ana juntou os seus 8 livros com os de Érica, ficando com um total de 12. Ela somou um valor desconhecido com 8 totalizando 12.
![]() |
Carlos contou a João que daqui a 6 anos, será maior de idade. Quantos anos ele tem?
Não sabemos quantos anos tem Carlos. Mas, sabemos que sua idade atual mais 6 anos vão dar 18 anos. Ou seja, estamos somando um valor desconhecido com 6 que completa 18.
![]() |
Logo, Carlos está com 12 anos!
Marizete faz e vende cocadas que são colocadas em caixas contendo 15 cocadas cada. Enquanto a massa esfria no tabuleiro, ela embrulha e acondiciona as cocadas já cortadas.
Ao arrumar a última caixa do dia, ela percebe que só há 9 cocadas. Quantas ela deve ainda cortar e embrulhar para completar a caixa?
![]() |
Dos vinte pastéis que Cida colocou na mesa, nove já foram consumidos. Quantos ainda restam no prato?
Cida fritou os pastéis adicionando um a um ao prato. Levou um total de 20 para a mesa e a moçada já comeu 9. Resta um valor desconhecido que, adicionado aos 9 já consumidos, totaliza 20.
![]() |
Resolução
Veja o algoritmo da subtração. Construiremos as regras a partir da subtração feita no ábaco.Resolver: 458 - 243
Fonte: educacao.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário