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Aplicado a educação.

Subtrair

Subtrair é possível porque uma adição já ocorreu. Só pode ser subtraído o que antes foi adicionado - o conceito faz parte da relação de inversão que as operações matemáticas guardam entre si.
Veja o exemplo:

Marcos juntou os seus oito reais com os nove do seu primo Vítor para comprar uma pizza. A sentença matemática desta pizza é:

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Porém, a pizzaria está fechada. Sem saída, mas com fome, tiveram de desfazer a sociedade.

Para Marcos ocorre a inversão: dos 17 reais ele retira (-) os seu 8 e restam ( = ) os 9 de Vítor. O verbo retirar em matemática é representado pelo sinal - (lê-se menos) e o resultado (o que resta) pelo sinal = (lê-se igual). Temos assim a sentença matemática:
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Para Vítor ocorre a inversão: dos 17 reais, ele recebe os seus 9 e o restante é de Marcos:
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A inversão da adição recebeu dos matemáticos o nome de
subtração e é indicada pelo sinal -.

  • O número que representa o total do qual se retira a parcela é chamado deminuendo;


  • O número que representa a parcela retirada chama-se subtraendo;


  • E o seu resultado é chamado de diferença ou resto
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    subtraçãom é uma das quatro operações fundamentais da matemática. Veja em que situações utilizá-la:


  • Retirar o que foi juntado:
    Érica pediu de volta a Ana Maria os livros que lhe tinha emprestado. Ana foi até a prateleira do quarto e contou doze livros, sendo que oito reconheceu como dela. Quantos são os livros que ela precisa devolver para a sua irmã?

    Ana juntou os seus 8 livros com os de Érica, ficando com um total de 12. Ela somou um valor desconhecido com 8 totalizando 12.

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    Érica tem 4 livros seus com Ana, que deverá devolvê-los para ela.


  • O que falta para completar:

    Carlos contou a João que daqui a 6 anos, será maior de idade. Quantos anos ele tem?

    Não sabemos quantos anos tem Carlos. Mas, sabemos que sua idade atual mais 6 anos vão dar 18 anos. Ou seja, estamos somando um valor desconhecido com 6 que completa 18.

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    Logo, Carlos está com 12 anos!

    Marizete faz e vende cocadas que são colocadas em caixas contendo 15 cocadas cada. Enquanto a massa esfria no tabuleiro, ela embrulha e acondiciona as cocadas já cortadas.

    Ao arrumar a última caixa do dia, ela percebe que só há 9 cocadas. Quantas ela deve ainda cortar e embrulhar para completar a caixa?

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  • Perda e consumo:

    Dos vinte pastéis que Cida colocou na mesa, nove já foram consumidos. Quantos ainda restam no prato?

    Cida fritou os pastéis adicionando um a um ao prato. Levou um total de 20 para a mesa e a moçada já comeu 9. Resta um valor desconhecido que, adicionado aos 9 já consumidos, totaliza 20.

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    No prato há 11 pastéis prontos para serem devorados pelos famintos.

    Resolução

    Veja o algoritmo da subtração. Construiremos as regras a partir da subtração feita no ábaco.

    Resolver: 458 - 243

  • Fonte: educacao.uol.com.br

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